"Ele deu-me pão, confiava em mim". Ex-militar critica decisão de Trump

Veterano do exército norte-americano publicou várias imagens da sua missão no Iraque, escrevendo várias vezes "confiavam em mim", naquilo que será uma crítica à decisão norte-americana de abandonar o nordeste da Síria.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Facebook/David Dunckel

Notícias Ao Minuto
17/10/2019 13:14 ‧ 17/10/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

David Dunckel, um veterano norte-americano, recorreu às redes sociais para mostrar a sua indignação perante a decisão do presidente Donald Trump de retirar as tropas americanas do nordeste da Síria, deixando aquele território à mercê de uma operação militar turca.

Depois de o presidente norte-americano ter ordenado a retirada dos soldados norte-americanos da fronteira entre a Síria e a Turquia, deixando um vazio de poder naquela região, o regime turco decidiu avançar com uma ofensiva para reclamar aquele território curdo, que justificam estar controlado por "terroristas".

Desde o início da ofensiva, a 9 de outubro, já foram mortos 71 civis, 158 combatentes das Forças Democráticas Sírias (FDS, dominadas pelas YPG) e 128 pró-turcos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. 

Esta decisão do governo americano marcará o início da retirada das tropas americanas de toda aquela região, algo que poderá criar alguns focos de perigo, como o ressurgimento de células do Estado Islâmico.

David Dunckel, de 62 anos, natural de Grand Ledge, no estado do Michigan, fez uma missão de 15 meses no Iraque entre 2006 e 2007. Estava destacado como conselheiro para o exército iraquiano, onde trabalhou de perto com vários militares curdos.

O veterano publicou, na sua página de Facebook, várias fotografias dessa altura, deixando como legenda "ele confiava em mim", com outros detalhes, como o exemplo abaixo (mais exemplos na galeria em cima) "Os curdos confiavam em mim", pode ler-se.

Duncker está reformado da carreira militar desde 2014, trabalhando agora numa agência estatal para apoio a veteranos, no Michigan.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas