Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Alemães defendem avó multada por pintar coração por cima de símbolo nazi

"Avó do graffiti" foi considerada culpada de danos materiais por ter pintado por cima de propaganda neo-nazi. Comunidade revoltada com sentença juntou-se para ajudar a pagar multa.

Alemães defendem avó multada por pintar coração por cima de símbolo nazi
Notícias ao Minuto

16:18 - 16/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

Irmela Mensah-Schramm, de 73 anos de idade, é muito conhecida na Alemanha pelas suas décadas de combate ao ódio de extrema-direita. A partir da cidade de Berlim, de onde é natural, a idosa usa latas de spray e tinta para pintar corações por cima de símbolos ou frases xenófobas, fascistas ou neo-nazis. Também raspa autocolantes que tenham este tipo de conteúdo.

Conhecida como a "avó do graffiti" ou a "avó do spray", Irmela foi a tribunal algumas vezes ao longo dos anos, mas conseguiu sempre ser absolvida, até quinta-feira da semana passada, em que um tribunal do estado alemão de Turíngia a condenou por danos materiais. É a primeira vez que é condenada, incorrendo numa multa de 300 euros mais custas judiciais (pode chegar aos mil euros).

De acordo com a imprensa local, a senhora foi condenada por ter usado uma lata de spray para cobrir uma mensagem na cidade de Eisenach, no mesmo estado, em dezembro passado. Dizia 'NS-Zone', que significa 'zona de nacional-socialismo', uma referência nazi, e Irmela pintou um coração por cima de 'NS'.

Notícias ao MinutoA "avô do graffiti" é muito acarinhada pela população local.© Reprodução

Mensah-Schramm disse à imprensa que o juiz lhe tinha proposto o pagamento de 500 euros a organizações não-governamentais em troca de não ir a julgamento, mas ela recusou porque significaria admitir que tinha feito algo errado.

Também a sociedade civil alemã expressou o seu descontentamento através das redes sociais, sublinhando que a decisão do tribunal saiu precisamente no mesmo dia em que a cidade de Halle assistiu a um ataque antissemita. Agora, há uma página de financiamento coletivo para ajudar a senhora a pagar a multa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório