Meteorologia

  • 01 ABRIL 2020
Tempo
MIN 7º MÁX 14º

Edição

Pintura esquecida por cima de fogão de idosa em França vale 6 milhões

Obra de arte pertence a um artista do século XIII e faz parte de uma série. Descreve um dos momentos das últimas horas de vida de Jesus Cristo.

Pintura esquecida por cima de fogão de idosa em França vale 6 milhões

Julgava-se perdido mas estava, afinal, esquecido por cima do fogão de uma idosa francesa. O pequeno quadro do artista florentino Cimabue pode agora valer seis milhões de euros em leilão, que se realizará no próximo mês de outubro.

'Le Christ moqué', como lhe chama o Le Figaro, faz referência à humilhação de Jesus Cristo por parte dos soldados romanos e faz parte de uma série que retrata a Flagelação de Cristo, uma parte da Paixão de Cristo muito representada na arte religiosa. 

De acordo com especialistas em arte, a obra, descoberta numa residência da cidade de Compiegne, no norte de França, terá sido pintada no final do século XIII.

A sua autoria, dizem, é "incontestável", tendo sido para esse efeito realizados vários testes com luz infravermelha, por forma a determinar as semelhanças com as obras daquele pintor italiano, também conhecido como Cenni di Pepo.

Há outras duas obras da mesma série pintada por Cimabue na Galeria Nacional de Londres e na Coleção Frick, em Nova Iorque.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório