Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Japão. Golfinhos tentam manter-se unidos em "desolador" vídeo de caçada

Imagens foram partilhadas pela organização sem fins lucrativos Dolphin Project. Podem ferir as suscetibilidades dos leitores mais sensíveis.

Japão. Golfinhos tentam manter-se unidos em "desolador" vídeo de caçada
Notícias ao Minuto

17:14 - 17/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Japão

Um ativista divulgou um vídeo onde é possível ver baleias-piloto de barbatana curta, uma das maiores espécies de golfinhos, pouco antes de serem massacradas por caçadores, no Japão.

Tim Burns, um veterano da associação Dolphin Project, estava de visita à vila japonesa de Taiji, onde vai há cerca de dez anos para documentar a caça a estes animais. A pesca de cetáceos é tradicional neste local.

O ativista revelou que a decisão de não interferir nas caças o deixa "destroçado", tendo este ano sido particularmente difícil.

Na passada segunda-feira, os caçadores começaram a perseguir um grupo de baleias-piloto - eram cerca de cinco dezenas. Poucas horas depois o grupo estava já exausto e ferido, por tentar escapar dos homens enquanto eram cercadas por redes.

"Estavam a saltar para cima das rochas, a ficar presas nas redes, por baixo dos barcos, presas na praia - caos absoluto", indicou Burns à Yahoo News Australia.

O grupo tentava manter-se unido para escapar à morte, mas Burns reparou em algo mais "desolador": uma cria de baleia-piloto, quase sem conseguir nadar, que estava separada da mãe. "Filmei-a durante algum tempo enquanto andava em pequenos círculos. Obviamente, a mãe já estava morta e por isso não estava por perto - muito triste", indicou.

A mesma publicação indica que os caçadores escolheram, no dia seguinte, oito animais para levar para cativeiro. O resto do grupo foi abatido.

O ativista, sublinhe-se, indica que é seguido pela polícia japonesa e por populares, que seguem todos os seus passos enquanto filma.

Recorde-se que o Japão anunciou, no final do ano passado, a saída da Comissão Baleeira Internacional, o que voltou a permitiu a retoma da caça comercial de cetáceos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório