UE prolonga operação Sophia mais seis meses, mas ainda sem navios

A União Europeia (UE) vai prolongar por mais seis meses a operação militar Sophia de combate ao tráfico de migrantes no Mediterrâneo, mas só com aviões, continuando sem navios disponíveis, foi hoje confirmado.

Notícia

© Reuters

Lusa
13/09/2019 12:49 ‧ 13/09/2019 por Lusa

Mundo

União Europeia

A decisão política foi tomada na quinta-feira e deverá ser formalmente adotada no final do mês, prolongando a operação Sophia por mais seis meses -- até 31 de março de 2020 - mas limitada à vigilância aérea, a cargo de quatro aviões, adiantou, na conferência de imprensa diária da Comissão europeia, a porta-voz para a Política externa, Maja Kocijancic.

"Como não há acordo sobre o desembarque (de refugiados), a missão irá continuar sem navios, mas a UE pode rever esta decisão a qualquer momento", esclareceu a porta-voz, sendo que a operação envolve apenas quatro aviões de vigilância.

"Renovámos o apelo aos países-membros, incluindo a Itália, para que cheguem a um acordo e estamos a analisar todos os procedimentos possíveis, mas são os países que têm que rever" os procedimentos da operação, disse ainda Maja Kocijancic

A operação Sophia foi lançada em 2015 após um naufrágio em Lampedusa (costa italiana) em que 800 pessoas morreram, tendo a Itália assumido o comando e sua sede fica em Roma.

Foi parcialmente suspensa em março de 2019, após a decisão dos Estados-membros de não enviar navios para atravessar a costa da Líbia devido à recusa do governo italiano em aceitar o desembarque dos náufragos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas