Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu Robert Mugabe, antigo presidente do Zimbabué

Antigo chefe de Estado tinha 95 anos.

Morreu Robert Mugabe, antigo presidente do Zimbabué
Notícias ao Minuto

06:44 - 06/09/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Mundo Óbito

O antigo presidente do Zimbabué Robert Mugabe morreu na manhã desta sexta-feira aos 95 anos, em Singapura onde se encontrava em tratamento.

O ex-chefe de Estado, que assumiu a chefia do Zimbabué logo após a independência e esteve no poder durante quase 40 anos, tinha 95 anos.

A notícia foi dada pelo atual chefe de Estado, Emmerson Mnangagwa, no Twitter. 

"É com muita tristeza que anuncio a morte do pai fundador e ex-Presidente do Zimbabué, major Robert Mugabe", lê-se no tweet de Emmerson Mnangagwa.

"[Mugabe] Era um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação e capacitação do seu povo. A sua contribuição para a História da nossa nação e continente nunca será esquecida. Que a sua alma descanse em paz eterna", acrescentou.

Mugabe morreu num hospital em Singapura, rodeado pela sua família e pela sua mulher, Grace, indicaram várias fontes aos órgãos de comunicação social locais.

O ex-Presidente do Zimbabué estava a receber tratamento médico na cidade asiática há cinco meses.

De herói, a tirano

Mugabe nasceu em 21 de fevereiro de 1924. Na década de 1970 liderou uma campanha de guerrilha contra o Governo da ex-colónia britânica.

Em 1979, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher anunciou que o Reino Unido reconheceria oficialmente a independência da Rodésia, como era designado naquela altura o país. Mugabe foi eleito primeiro-ministro no ano seguinte.

Robert Mugabe deteve o poder no Zimbábue durante 37 anos, antes de ser derrubado num golpe de Estado em novembro de 2017. Passou, durante o seu 'reinado', de herói da independência e amigo do Ocidente a tirano responsável pelo descalabro económico no país.

Mugabe foi forçado a afastar-se depois de o Exército e o seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-PF), lhe retirarem o apoio.

Leia Também: Morreu o fotógrafo de moda Peter Lindbergh. Tinha 74 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório