Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

As imagens captadas dentro do olho do furacão Dorian

Uma equipa da força aérea norte-americana já realizou dez missões ao interior do olho desta tempestade.

Notícias ao Minuto

08:24 - 03/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Furacão Dorian

O fenómeno dos furacões nas Caraíbas e nos Estados Unidos repete-se todos os anos. É tão habitual que a força aérea norte-americana tem uma equipa que costuma voar para dentro do furacão e captar imagens e recolher dados dos furacões.

Com o Dorian, agora de categoria 3, a devastar as Bahamas e a representar uma ameaça para as zonas da costa Este dos Estados Unidos, a equipa Hurricane Hunters já realizou dez missões ao interior do olho do furacão Dorian e as imagens são impressionantes.

Num vídeo publicado esta terça-feira, pode ver-se uma parede massiva de nuvens assustadora, num claro contraste com a imagem do céu azul límpido mesmo por cima do olho do furacão e com o sol a brilhar, como se se tratassem de dois mundos completamente diferentes e sobrepostos.

Garrett Black, um meteorologista que faz parte desta equipa da força aérea norte-americana, descreveu à CNN a dimensão do olho do furacão Dorian. “Foi incrível. Eu nunca vi um com esta dimensão. Tínhamos as torres de nuvens a rodear-nos, o que nos dava um efeito semelhante a como se estivéssemos sentados no centro de um estádio de futebol”, revelou.

Black acrescentou ainda que numa das missões ao olho do furacão, os Hurricane Hunters chegaram a enfrentar ventos “assustadores” de quase 300 quilómetros por hora.

O furacão Dorian provocou a morte a cinco pessoas nas Bahamas e já fez duas dezenas de feridos, deixando ainda um rasto de destruição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório