Meteorologia

  • 14 OUTUBRO 2019
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Merkel frisa relevância do 'backstop' mas admite avaliar alternativas

A chanceler alemã, Angela Merkel, frisou hoje a importância do 'backstop' enquanto garante da paz na Irlanda, mas admitiu avaliar alternativas "práticas", para o que, assegurou, não é preciso renegociar o acordo de saída.

Merkel frisa relevância do 'backstop' mas admite avaliar alternativas
Notícias ao Minuto

16:55 - 20/08/19 por Lusa

Mundo Brexit

"No momento em que tivermos um mecanismo prático para preservar o Acordo de Sexta-Feira Santa e ao mesmo tempo definir as fronteiras do mercado comum [europeu], deixamos de precisar do 'backstop'", disse Merkel à imprensa durante uma visita à Islândia.

"Isto significa que podemos naturalmente pensar em soluções práticas e eu sempre disse que quando estamos determinados a encontrar soluções, conseguimos fazê-lo em pouco tempo", acrescentou.

A chanceler alemã frisou que a questão do 'backstop' se enquadra na relação futura entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, a chamada Declaração Política, pelo que "não há necessidade de reabrir o acordo de saída".

Merkel reagia ao pedido apresentado na segunda-feira à UE pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para reabrir as negociações do 'Brexit' e prescindir do mecanismo de salvaguarda da fronteira entre Irlandas, o 'backstop', que visa evitar a imposição de uma fronteira física entre a Irlanda, membro da UE, e a Irlanda do Norte, província do Reino Unido.

Johnson, que assumiu o cargo de primeiro-ministro a 26 de julho, prometeu sair da UE na data prevista, 31 de outubro, com ou sem acordo.

Angela Merkel reúne-se com Boris Johnson na quarta-feira em Berlim, estando a saída do Reino Unido da UE no topo da agenda do encontro.

Boris Johnson tem também previsto reunir-se com o Presidente francês, Emmanuel Macron, na quinta-feira, antes da Cimeira do G7 que se realiza no fim de semana em Biarritz (sudoeste de França).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório