Meteorologia

  • 24 AGOSTO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Canhão' ajuda salmões a passarem por cima de barragens

Com este novo sistema os salmões levam apenas segundos a contornarem as barragens em vez dos dias que antes precisavam.

A Whooshh Innovations criou uma solução que está a ajudar os salmões a passarem pelas barragens em poucos segundos e que conquistou a internet. O sistema que está a ser apelidado de ‘canhão de salmões’ consiste num tubo que se estende por mais de 300 metros junto a barragens e que ajuda os peixes a passarem por cima destas estruturas, como dá conta a CNN.

O engenhoso sistema ajuda os peixes a contornarem as barragens em poucos segundos em vez dos dias que levariam pelos seus próprios meios para prosseguirem as suas rotas migratórias.

Numa primeira fase deste sistema, os salmões eram colocados no interior do tubo por uma pessoa, sendo depois lançados. Mas a versão mais recente permite que os salmões nadem para dentro do tubo sem qualquer ajuda.

O CEO da Whooshh Innovations, Vince Bryant, esclarece ainda que este método é mais seguro para os salmões do que outros utilizados anteriormente, e até cita um estudo de abril do Pacific Northwest National Laboratory que indica que os salmões atirados pelo ‘canhão’ sofrem menos lesões do que quando se recorre a métodos mais tradicionais, como as denominadas escadas de peixes que forçam os salmões a saltarem rio acima.

“Não há stress para o peixe. Deve ser uma viagem confortável para eles”, frisa Vince Bryant.

A Whooshh Innovations já vendeu 20 destes sistemas, que se tornaram numa sensação da internet. Um dos vídeos do ‘canhão de salmões’ tornou-se viral e já conta com 24 milhões de visualizações.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório