Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

EUA acusam Presidente da Honduras de beneficiar com narcotráfico

Procuradores federais dos Estados Unidos acusaram hoje o Governo das Honduras de "funcionar como um narcoestado", com o atual e o antigo presidentes a receberem financiamento para as campanhas por parte de traficantes de cocaína em troca de proteção.

EUA acusam Presidente da Honduras de beneficiar com narcotráfico
Notícias ao Minuto

22:46 - 03/08/19 por Lusa

Mundo Juan Orlando Hernández

Um documento de 49 páginas elaborado pelo distrito do sul de Nova Iorque refere-se ao Presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, como um "conspirador" que se associou ao seu irmão, Juan Antonio 'Tony' Hernández, e ao antigo Presidente Porfirio Lobo Sosa "para utilizar o tráfico de droga para reforçar o seu poder e o seu controlo nas Honduras".

O documento indica que o atual Presidente e o seu antecessor "usufruíram do narcotráfico" para financiar campanhas políticas e refere-se a "indicações de corrupção política de alto nível".

O relatório surge alguns meses após documentos judiciais do Tribunal Federal dos Estados Unidos terem demonstrado que o atual chefe de Estado e alguns dos seus mais próximos conselheiros estão incluídos numa investigação da Drug Enforcement Administration (Administração para o Controlo de Drogas, DEA), um dado que questiona as declarações da administração norte-americana de que as Honduras contribuíram para travar o fluxo de drogas.

O Governo dos EUA tem sido um fervoroso apoiante do Governo de Hernández, disponibilizando milhões de dólares para a cooperação na área da segurança para travar o fluxo de cocaína da América do Sul para os Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório