Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Primeira edição rara do Harry Potter vendida por 31 mil euros

O livro foi comprado por uma libra (cerca de um euro) e contém dois erros no texto o que o torna raro.

Primeira edição rara do Harry Potter vendida por 31 mil euros
Notícias ao Minuto

10:13 - 01/08/19 por Sara Gouveia

Mundo Harry Potter

Uma edição rara do primeiro livro da saga Harry Potter comprada por uma libra (cerca de um euro) num alfarrabista foi vendida em leilão por 28.500 libras (31 mil euros). A primeira edição do Harry Potter e a Pedra Filosofal, o romance de estreia de JK Rowling, foi comprado pelo telefone por um colecionador anónimo.

O livro de capa dura, publicado pela Bloomsbury, a 30 de junho de 1997, faz parte de um conjunto de uma remessa de 500 livros que contém dois erros no texto. A palavra 'philosopher's', que para português foi traduzida como filosofal, está com um erro ortográfico aparecendo como 'philospber's' na contra capa do livro e na página 53 aparece uma lista de equipamento onde se pode ver mencionada duas vezes '1 varinha'.

O vendedor, de 54 anos, que não quis ser identificado ficou incrédulo com o valor. "Era o que esperava mas nunca esperei que o livro chegasse a esse preço. Sabia que outra primeira edição tinha sido vendida por 28 mil libras (30 mil euros), mas estava a entrar em pânico por não terem existido licitações antes da venda".

"Quando fui ver se tinha sido vendido fiquei maravilhado", confessou.

Notícias ao MinutoErro ortográfico na palavra 'philosopher's'© Divulgação/ Hansons Auctioneers

O antigo livro de biblioteca, com um carimbo vermelho a dizer que tinha sido retirado de stock, foi comprado num alfarrabista há cerca de 20 anos e foi vendido no aniversário da autora em Staffordshire, no Reino Unido. 

Segundo Jim Spencer, da leiloeira Hansons Auctioneers, foi "pura sorte" que o leilão tivesse sido marcado no aniversário da autora, a 31 de julho, que deu à personagem de Harry Potter o mesmo dia de aniversário que o seu. Jim revelou ainda que houve três licitadores por telefone a batalhar pela edição rara.

Notícias ao Minuto'1 varinha' aparece duplicado na lista© Divulgação/ Hansons Auctioneers

"Quando a nossa cliente comprou o livro por uma libra há tantos anos, ninguém sabia o impacto gigante que as histórias do Harry Potter iriam ter globalmente", referiu, acrescentando que "a maioria dos livros daquela primeira edição foi para escolas e bibliotecas. São extremamente raros. São um marco histórico da literatura infantil, mas ainda apelam a novos e mais velhos. Toda a gente conhece este livro. É o Santo Graal para muitos colecionadores."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório