Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Guarda Costeira norte-americana aborda submarino que transportava cocaína

Foram detidas cinco pessoas e apreendidas 18 toneladas de cocaína e marijuana.

Notícias ao Minuto

17:10 - 12/07/19 por Fábio Nunes

Mundo EUA

A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou um vídeo que mostra a operação para intercetar um submarino usado por narcotraficantes para o transporte de droga. Durante esta operação, que decorreu no oceano Pacífico, no dia 18 de junho, a Guarda Costeira deteve cinco pessoas e apreendeu 18 toneladas de cocaína e marijuana. A droga está avaliada em 569 milhões de dólares (cerca de 505 milhões de euros), de acordo com a CNN.

Neste caso, uma aeronave informou a Guarda Costeira do paradeiro deste submarino.

No vídeo podemos ver dois barcos da Guarda Costeira a aproximarem-se do submersível. Um dos elementos da autoridade norte-americana grita para os narcotraficantes 'pararem o barco'. Como estes não obedeceram às suas ordens, os membros da Guarda Costeira saltam para o topo do submarino.

Um deles começa a bater na escotilha, que passado pouco tempo é aberta por um dos narcotraficantes. O suspeito põe imediatamente as mãos no ar. Os narcotraficantes foram à DEA, a autoridade de combate ao tráfico de droga nos Estados Unidos.

A maioria destes submarinos e embarcações são provenientes da América Central e do Sul.

Apesar desta operação ter sido bem sucedida, a Guarda Costeira revela que apenas 11% das embarcações são travadas. Um agente especial do Departamento de Segurança Interna admite que é como encontrar “uma agulha num palheiro”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório