Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Princesa Haya vai lutar em tribunal contra o marido, o líder do Dubai

A mulher do emir estará a temer pela sua vida e escondida em Londres.

Princesa Haya vai lutar em tribunal contra o marido, o líder do Dubai

A princesa Haya Bint al-Hussein, a mulher do líder do Dubai, o Sheikh Mohammed Al Maktoum, está escondida em Londres, no Reino Unido, e sente que a sua vida continua em perigo mesmo depois de ter fugido do marido.

O Sheikh Mohammed Al Maktoum, que é também o vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, casou com a princesa de nacionalidade jordana e educada no Reino Unido, de 45 anos, em 2004, fazendo dela a sua sexta esposa e a mais nova. Entre as suas diferentes mulheres o sheikh tem 23 filhos.

Segundo a BBC, no início deste ano a princesa Haya fugiu para a Alemanha, com os dois filhos, Jalila, de 11 anos, e Zayed, de sete, para pedir asilo e estará agora a viver numa casa no centro de Londres e a preparar-se para uma batalha legal no Tribunal Superior de Justiça britânico, na instância de Família, que lida com assuntos como divórcios e custódias.

Mas o que é que terá espoletado a fuga da mulher e os relatos de que temerá pela vida?

Fontes próximas da princesa dizem que recentemente esta terá descoberto factos perturbadores por trás do regresso uma das filhas do Sheikh ao Dubai, a princesa Latifa. A jovem fugiu dos Emirados Árabes Unidos por mar com a ajuda de um homem de nacionalidade francesa, mas foi intercetada por homens armados na costa da Índia, tendo sido obrigada a regressar ao Dubai. 

Na altura em que a princesa Latifa regressou, os ativistas pelos Direitos Humanos sempre defenderam a teoria de que esta teria sido levada à força contra a sua vontade para o país.

Depois de descobrir novos factos sobre o caso, a princesa Haya terá deixado de se sentir segura a viver no Dubai. Agora o seu receio continua, neste caso de ser raptada e 'devolvida' ao Dubai. Contactada pela BBC, a embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Londres rejeitou pronunciar-se sobre o que diz ser um assunto pessoal entre dois indivíduos. 

No entanto, o assunto ainda tem contornos internacionais mais vastos. É que a princesa Haya foi educada no Reino Unido e deverá querer ficar no país, mas se o seu marido exigir que regresse isso vai tornar-se um pesadelo diplomático para o Reino Unido, que tem laços próximos com os Emirados Árabes Unidos.

Além disso, a princesa é meia-irmã do rei Abdullah da Jordânia e há um quarto de milhão de jordanos a viver e trabalhar nos Emirados Árabes Unidos, o que faz com que o país não possa dar-se ao luxo de 'comprar' um conflito com o Dubai.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório