Ayatollah Khamenei qualifica de "enganosa" proposta de negociação dos EUA

O líder supremo do Irão qualificou hoje de "enganosa" a proposta de negociações apresentada pelos Estados Unidos, assegurando que o seu país não retrocederá, na sua primeira reação depois de Washington ter anunciado sanções contra si.

Notícia

© Reuters

Lusa
26/06/2019 13:08 ‧ 26/06/2019 por Lusa

Mundo

Irão

"O inimigo, como não conseguiu alcançar os seus objetivos, propõe negociações e diz que a nação iraniana deve progredir. Sem qualquer dúvida, esta nação vai progredir, mas sem os senhores e na condição de não se aproximarem", disse o ayatollah Ali Khamenei dirigindo-se diretamente ao Governo norte-americano num discurso divulgado no seu 'site' oficial.

Khamenei indicou que o principal objetivo da proposta de negociação dos Estados Unidos é "desarmar a nação e eliminar os elementos da autoridade iraniana".

"Os norte-americanos agora têm medo da autoridade da nação iraquiana, têm medo de avançar, pelo que através de negociações querem retirar ao Irão o fator de autoridade para poderem fazer o que querem com a nação", adiantou.

O líder supremo disse ainda que os insultos e as falsas acusações dos Estados Unidos não derrotarão o povo iraniano.

"O mais cruel dos regimes do mundo, os Estados Unidos, na origem de guerras, de derramamento de sangue e de saques ao longo da história, está a acusar a grande e respeitável nação do Irão", disse Ali Khamanei.

Ela "não cederá a tais insultos" e "poderosa, embora oprimida (...) manter-se-á firme (...) continuará o seu caminho com determinação e atingirá os seus objetivos", adiantou.

O presidente norte-americano, Donald Trump, que acusa o Irão de tentar obter a arma nuclear e de "apoiar o terrorismo", assinou não segunda-feira um decreto impedindo Khamenei, "a sua equipa e outros próximos de terem acesso a recursos financeiros essenciais".

A República Islâmica acusou na terça-feira Washington de ter fechado "de modo permanente a via da diplomacia" com aquelas sanções, que surgem num contexto de grave tensão entre os dois países sobre a questão nuclear iraniana.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas