Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2019
Tempo
28º
MIN 23º MÁX 32º

Edição

Manifestação Gay reúne milhares de pessoas em Kiev

Milhares de pessoas participaram hoje na parada de orgulho 'gay' em Kiev, capital da Ucrânia, sob vigilância policial, mas sem o registo de incidentes, apesar da presença hostil de militantes de extrema direita e da Igreja ortodoxa, segundo a agência AFP.

Manifestação Gay reúne milhares de pessoas em Kiev
Notícias ao Minuto

11:50 - 23/06/19 por Lusa

Mundo Ucrânia

Os manifestantes ergueram bandeiras de arco-íris e vestiram roupas extravagantes, ao todo mais de 8.000 pessoas segundo a organização, e desfilaram pelas principais ruas do centro da capital ucraniana.

O desfile foi protegido por um cordão policial, estando estacionados no local dezenas de carros da polícia e colocadas barreiras de proteção.

Quase mil ativistas de direita e organizações ortodoxas tentaram perturbar a manifestação, cantando 'slogans agressivos', mas foram mantidos à distância pela polícia, que disse ter feito detenções.

A homofobia está ainda presente na Ucrânia, mas as autoridades pró-europeias, no poder desde 2014, estão determinadas a mostrar tolerância, inclusive permitindo a realização de marchas de orgulho, ao contrário da vizinha Rússia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório