Meteorologia

  • 18 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 21º

Edição

UE pede que se "evitem provocações" após incidentes no mar de Omã

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, pediu hoje que se "evitem quaisquer provocações", na sequência dos presumíveis ataques a dois petroleiros no mar de Omã, ao largo do Irão.

UE pede que se "evitem provocações" após incidentes no mar de Omã

"A região não precisa de novos fatores de desestabilização ou de tensão e, consequentemente, a Alta Representante renova o seu apelo de contenção máxima e para que se evitem quaisquer provocações", afirmou a porta-voz de Mogherini, Maja Kocijancic.

"Estamos a recolher informações sobre este incidente", acrescentou.

Dois petroleiros terão sido atacados no golfo de Omã, perto do estreito de Ormuz, segundo a Marinha dos Estados Unidos da América (EUA).

Os navios ficaram em chamas e as tripulações foram retiradas, segundo o armador, japonês, de um dos petroleiros.

O incidente é o segundo num mês no estreito de Ormuz e ocorre num momento de tensão acrescida entre o Irão e os Estados Unidos.

Ele ocorre, por outro lado, quando o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, está de visita ao Irão, uma coincidência que o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano considerou suspeita.

"A palavra suspeita não é suficiente para descrever" esses "ataques" contra dois petroleiros "ligados ao Japão, que ocorreram enquanto o primeiro-ministro [japonês] se reunia" com o líder supremo iraniano em Teerão, escreveu na rede social Twitter Mohammad Javad Zarif.

A visita de Abe é a primeira de um chefe de Governo japonês desde a revolução islâmica de 1979 e a primeira de um líder de um país do G7 desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, se retirou do acordo nuclear.

O Japão é um importante aliado dos Estados Unidos da América e tem um histórico de relações comerciais com o Irão muito profundo, o que torna este país um potencial mediador do conflito entre aqueles dois países.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório