O tiroteio em massa na escola secundária de Columbine continua a ser o terrível símbolo dos tiroteios nos Estados Unidos, 20 depois de ter acontecido. Agora, as autoridades do estado do Colorado estão a analisar a possibilidade de demolir a escola e reconstrui-la noutro local, segundo a Sky News.
O motivo? As autoridades afirmam que o edifício mantém-se como uma “fonte de inspiração” para as pessoas que sentem um fascínio pelo tiroteio e que idolatram os dois autores do massacre, Eric Harris e Dylan Klebold.
No dia 20 de abril de 1999, estes dois alunos entraram na escola e armado e mataram 12 estudantes e um professor. Depois de se terem envolvido numa troca de tiros com a polícia, suicidaram-se.
Desde então, vários tiroteios que tiveram lugar nos Estados Unido mas também na Europa tiveram como inspiração o massacre de Columbine.
No Reino Unido, dois alunos de uma escola de North Yorkshire foram considerados culpado de conspiração para cometerem um ataque como o de Columbine. Os dois jovens tinham uma lista de pessoas que queriam matar e não escondiam a forma como veneravam Eric Harris e Dylan Klebold.
No ano que marca o 20º aniversário do tiroteio, Jason Glass, diretor do agrupamento de escolas de Jefferson County, revelou que o número de pessoas que trespassou o recinto escolar de Columbine atingiu um recorde.
As autoridades do Colorado vão lançar uma sondagem para perceberem se a ideia de demolir a escola é apoiada pela população, assim como o projeto de reconstrução que teria um custo de 70 milhões de dólares (62,1 milhões de euros).