Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Oposição no Japão propõe legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os principais partidos da oposição no Japão apresentaram um projeto de lei para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, semanas depois de Taiwan se tornar o primeiro território na Ásia a legalizar o casamento gay.

Oposição no Japão propõe legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo
Notícias ao Minuto

07:43 - 04/06/19 por Lusa

Mundo Japão

O projeto, submetido na segunda-feira, provavelmente não vai longe na Dieta japonesa, o parlamento que é composto pela Câmara dos Representantes e pela Câmara dos Conselheiros, onde o Partido Liberal Democrata, no poder, apenas avançou em matéria de direitos civis de pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgéneros), noticia o jornal The Japan Times.

O projeto de lei apresentado por partidos como o Partido Democrático Constitucional do Japão e o Partido Comunista Japonês propõe que o casamento seja estabelecido com base na igualdade do casamento.

A linguagem neutra seria adotada com os termos "parte do casamento" para substituir "marido" e "mulher", enquanto "pai e mãe" seria alterada pela designação "pais".

Um dos problemas reside no artigo 24 da Constituição, no qual se declara: "O casamento deve ser baseado apenas no consentimento mútuo de ambos os sexos e deve ser mantido através da cooperação mútua com base na igualdade de direitos entre marido e mulher".

Enquanto alguns defendem que este artigo é focado nos registos familiares e não afeta o casamento entre pessoas do mesmo sexo, os opositores sustentam que é necessária uma mudança constitucional para permitir essas uniões.

Ativistas argumentam ainda que a não existir entretanto qualquer evolução no casamento entre pessoas do mesmo sexo, isso pode tornar-se uma fonte de constrangimento para o Japão quando Tóquio acolher os Jogos Olímpicos em 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório