Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Acusado comandante de navio que colidiu com barco de turismo no Danúbio

O comandante do navio que colidiu com a embarcação de turismo que se afundou no rio Danúbio, em Budapeste, foi hoje acusado por um tribunal húngaro, indicaram as autoridades judiciais.

Acusado comandante de navio que colidiu com barco de turismo no Danúbio
Notícias ao Minuto

16:16 - 01/06/19 por Lusa

Mundo Hungria

De acordo com um porta-voz do Ministério Público de Budapeste, o homem, um ucraniano de 64 anos, foi hoje ouvido em tribunal depois de na quinta-feira ter sido detido por suspeita de ter colocado em perigo o transporte fluvial.

Na quarta-feira, o navio comandado pelo cidadão acusado pelas autoridades húngaras, colidiu com uma embarcação de turismo, no rio Danúbio, com 35 pessoas a bordo, que incluíam 33 sul-coreanos.

Sete mortos estão já confirmados, havendo ainda 21 pessoas desaparecidas entre as que seguiam no barco de turismo.

A investigação aberta pelas autoridades húngaras procura perceber as circunstâncias em que o navio cruzeiro de 135 metros colidiu com o barco de turismo, de 26 metros, durante uma aparente manobra de rotina de saída.

À saída do tribunal, o advogado do comandante do navio cruzeiro referiu ter feito um pedido de libertação, sob caução do seu cliente, tendo ainda referido este é um profissional experiente, que cumpriu todas as regras e que se encontra devastado com o incidente.

No rio Danúbio prosseguem as buscas pelas 21 pessoas que continuam desaparecidas e que têm sido dificultadas pelas fortes correntes.

O acidente ocorreu, segundo a polícia, às 21h05 locais (20h05 em Lisboa). Além dos turistas, o barco que naufragou também levava dois tripulantes húngaros, que estão desaparecidos.

A polícia húngara divulgou que o barco de turismo se virou de lado e afundou em cerca de sete segundos.

As autoridades disseram que nenhum dos corpos foi encontrado a usar coletes salva-vidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório