Meteorologia

  • 17 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 21º

Edição

As (bonitas) imagens dos dois primeiros casamentos gay na Ásia

Duas mulheres e dois homens protagonizaram, esta sexta-feira, os primeiros casamentos homossexuais no continente asiático.

Dois casais taiwaneses realizaram esta sexta-feira, em Taipé, os primeiros casamentos gay no continente asiático, uma semana depois de o parlamento da ilha ter legalizado a união entre casais do mesmo sexo.

Depois deles, centenas de casais contraíram matrimónio na ilha chinesa, neste que é o primeiro dia da entrada em vigor da primeira lei na Ásia para legalizar estes enlaces.

A meio do dia, segundo dados do Ministério do Interior recolhidos pela agência CNA, já se haviam casado 363 casais - 116 masculinos e 247 femininos.

"Ser gay em Taiwan não foi fácil. Sinto-me afortunado por ter o apoio dos meus amigos, da minha família e da minha cara-metade", indicou aos jornalistas Hsiao Hsuan [na imagem], que hoje casou com o seu companheiro de 12 anos.

Os deputados taiwaneses aprovaram, há uma semana, por larga maioria, uma lei que permite que casais do mesmo sexo formem "uniões permanentes exclusivas" e uma cláusula que lhes permite solicitar a inscrição pela administração no registo de casamentos.

A votação, que confirmou a posição de Taiwan na vanguarda dos direitos dos homossexuais asiáticos, foi uma vitória dos grupos de direitos LGBTI (Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgéneros) que se mobilizaram durante anos para obter os mesmos direitos ao casamento de que beneficiam os casais heterossexuais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório