As (bonitas) imagens dos dois primeiros casamentos gay na Ásia

Duas mulheres e dois homens protagonizaram, esta sexta-feira, os primeiros casamentos homossexuais no continente asiático.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Notícias Ao Minuto com Lusa
24/05/2019 13:38 ‧ 24/05/2019 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo

Taiwan

Dois casais taiwaneses realizaram esta sexta-feira, em Taipé, os primeiros casamentos gay no continente asiático, uma semana depois de o parlamento da ilha ter legalizado a união entre casais do mesmo sexo.

Depois deles, centenas de casais contraíram matrimónio na ilha chinesa, neste que é o primeiro dia da entrada em vigor da primeira lei na Ásia para legalizar estes enlaces.

A meio do dia, segundo dados do Ministério do Interior recolhidos pela agência CNA, já se haviam casado 363 casais - 116 masculinos e 247 femininos.

"Ser gay em Taiwan não foi fácil. Sinto-me afortunado por ter o apoio dos meus amigos, da minha família e da minha cara-metade", indicou aos jornalistas Hsiao Hsuan [na imagem], que hoje casou com o seu companheiro de 12 anos.

Os deputados taiwaneses aprovaram, há uma semana, por larga maioria, uma lei que permite que casais do mesmo sexo formem "uniões permanentes exclusivas" e uma cláusula que lhes permite solicitar a inscrição pela administração no registo de casamentos.

A votação, que confirmou a posição de Taiwan na vanguarda dos direitos dos homossexuais asiáticos, foi uma vitória dos grupos de direitos LGBTI (Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgéneros) que se mobilizaram durante anos para obter os mesmos direitos ao casamento de que beneficiam os casais heterossexuais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas