Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Bangladesh proíbe pesca durante dois meses para aumentar stocks de peixe

Milhares de pescadores planeiam protestar contra a medida e argumentam que esta é a sua única fonte de rendimento. Governo diz que em causa está o futuro.

Bangladesh proíbe pesca durante dois meses para aumentar stocks de peixe
Notícias ao Minuto

17:32 - 20/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Proibição

O Bangladesh vai proibir a pesca na sua costa durante 65 dias, de acordo com a BBC. A medida entra em vigor esta segunda-feira e aplica-se a todas as embarcações de pesca. A proibição vai durar até ao dia 23 de julho, abrangendo a época de reprodução das espécies de peixes que existem na costa do país asiático. O objetivo passa por aumentar os stocks de peixe, que estão reduzidos.

Milhares de pescadores estão a planear protestos contra esta proibição, que afirmam que lhes vai retirar a única fonte de rendimento que têm. As associações de pesca já pediram ao primeiro-ministro para reconsiderar a proibição e pedem uma compensação financeira.

Mas o governo justifica a medida com as perspetivas a longo prazo.

“Estes recursos vão esgotar-se um dia se não os usarmos de forma sustentável. Devemos deixar os peixes crescerem e reproduzirem-se. De outra forma, vamos sofrer no futuro”, defendeu o ministro das Pescas Ashraf Ali Khan Khasru em declarações ao Dhaka Tribune.

O governo do Bangladesh já tinha implementado proibições à pesca anteriormente, mas de curtos períodos de tempo e que não abrangiam todos os pescadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório