Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

EUA bloqueiam declaração final da reunião do Conselho do Ártico

Os oito países membros do Conselho do Ártico reuniram-se na Finlândia, mas falharam a redação da declaração final porque os Estados Unidos se recusam a mencionar as alterações climáticas.

EUA bloqueiam declaração final da reunião do Conselho do Ártico
Notícias ao Minuto

10:55 - 07/05/19 por Lusa

Mundo Encontro

Na segunda-feira, no início da 11.ª reunião ministerial da organização de cooperação regional o ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês, Timo Soini, anunciou, sem justificar, a alteração da ordem dos trabalhos trocando a habitual declaração conjunta por posições ministeriais separadas.

A alteração indica a falta de acordo entre os Estados-membros porque Washington, em confronto com os outros países, se recusou a mencionar as alterações climáticas no texto final.

De acordo com o centro de investigação norte-americano Artic Institute, trata-se da primeira vez que o Conselho do Ártico, criado em 1996 e que se reúne de dois em dois anos, falha uma declaração final.

"O problema é que a América (Estados Unidos) levantou dificuldades na conclusão do acordo final", disse à France-Presse Saly Swetzof da Associação Internacional Aléoutes, uma das seis organizações que representam populações indígenas no quadro do Conselho do Ártico.

A organização que este ano se reúne em Rovaniemi, Finlândia, é constituída pelos Estados Unidos, a Rússia, o Canadá e os cinco Estados nórdicos: Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia.

Na segunda-feira, durante a reunião ministerial, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, criticou fortemente a República Popular da China e a Rússia, afirmando que são países que têm "uma atitude agressiva" em relação ao Ártico.

Mike Pompeo não fez uma única referência às alterações climáticas sendo que, segundo os cientistas presentes no encontro, o aquecimento global é "duas vez mais rápido" no Ártico do que em qualquer outro ponto do planeta.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório