Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Trump ultrapassou fasquia de 10 mil afirmações falsas

Pouco mais de 800 dias de poder foram precisos para o presidente dos EUA, Donald Trump, ultrapassar a fasquia das 10 mil afirmações falsas ou enganosas, segundo a contagem do jornal Washington Post.

Trump ultrapassou fasquia de 10 mil afirmações falsas
Notícias ao Minuto

18:05 - 29/04/19 por Lusa

Mundo Fake news

A iniciativa da equipa 'Fact Checker' do Washington Post verificou hoje que Donald Trump já fez 10 mil afirmações "falsas ou enganosas", desde que chegou à Casa Branca, e que 22% delas ocorreram durante os seus comícios de campanha para a sua reeleição, a que intitula de reuniões de 'Make America Great Again'.

O projeto detetou ainda que o presidente Republicano tende a repetir várias vezes as mesmas afirmações falsas.

Desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017, Trump já colecionou 21 'Pinóquios sem fim' ('Bottomless Pinochio'), uma espécie de "prémio", atribuído pela equipa de verificação de fiabilidade de informações do Washington Post, por declarações falsas que tenham sido repetidas pelo menos 20 vezes.

Donald Trump tem acusado os 'media' tradicionais, incluindo o Washington Post, de serem "inimigos do povo", atribuindo-lhes o epíteto de falsas notícias (fake news).

"Os verificadores de factos estão entre os (jornalistas) mais desonestos", afirmou Donald Trump em 2018, durante um dos comícios que prepara a sua campanha de reeleição para 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório