Meteorologia

  • 23 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Menina de 11 anos morre após reação alérgica a pasta de dentes

Alergologista avisa, porém, que casos deste género são raros.

Menina de 11 anos morre após reação alérgica a pasta de dentes

A filha de 11 anos de idade de Monique Altamirano tinha uma alergia grave a lactose, motivo pelo qual eram tomadas todas as precauções em relação ao que a menina comia. Aquilo que a norte-americana não previu foi que o perigo poderia estar numa pasta dentífrica.

Altamirano descreveu o caso da menina, Denise Saldate, à revista Allergic Living, na esperança de sensibilizar os pais para os potenciais perigos de qualquer produto que seja usado pelas crianças.

A pasta de dentes em questão tinha sido inclusive aconselhada pelo dentista de Denise, motivo pelo qual não desconfiaram que poderia constituir qualquer perigo para a condição da menina. A pasta tinha, porém, vestígios da proteína do leite. A criança teve um ataque e ainda lhe foi ministrada uma injeção de adrenalina, mas a reação alérgica acabou por ser fatal.

O incidente terá acontecido este mês e os pais da criança, naturais da Califórnia, criaram até uma página de financiamento coletivo para os ajudar a cobrir as despesas do funeral da menina, contando já com mais de dez mil dólares.

O alergologista pediátrico David Stukus explicou, porém, em declarações à CNN, que este tipo de casos é extremamente raro. “É a primeira vez que ouço algo semelhante”, indicou o profissional, que exerce há 13 anos, de acordo com o mesmo meio.

“Há proteínas alimentares em diferentes medicações e produtos não-alimentares. Mas o tipo de comida e a quantidade de comida não é, de longe, remotamente suficiente para causar reação na vasta maioria da população com alergias a comida”, indicou.

O clínico disse, ainda, sem querer “trivializar” o assunto, porque “é importante que as pessoas estejam atentas”, que é mais provável uma pessoa com alergias a comida morrer atingida por um relâmpago do que por uma reação alérgica a comida.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório