Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

May desloca-se à Irlanda do Norte para funeral da jornalista Lyra McKee

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai comparecer hoje no funeral de Lyra McKee, uma jornalista morta durante protestos na Irlanda do Norte na semana passada por um grupo dissidente do grupo terrorista Exército Republicano Irlandês (IRA).

May desloca-se à Irlanda do Norte para funeral da jornalista Lyra McKee
Notícias ao Minuto

11:01 - 24/04/19 por Lusa

Mundo Primeira-ministra

A viagem implica que a primeira-ministra não vai participar no debate semanal com os deputados da Câmara dos Comuns, sendo substituída pelo ministro do Gabinete, David Lidington.

Lyra McKee, de 29 anos, foi morta por uma bala na quinta-feira enquanto fazia reportagem sobre tumultos em Londonderry, cidade no norte da província britânica a cerca de 100 quilómetros a noroeste da capital, Belfast.

Uma cerimónia religiosa será realizada na Catedral de Santa Ana, em Belfast, onde está prevista a presença também do líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, assim como do presidente e do primeiro-ministro irlandeses, Michael Higgins e Leo Varadkar.

A jornalista norte-irlandesa era editora do portal Mediagazer e autora de vários livros, além de uma ativista dos direitos da comunidade LGBT.

O grupo auto-intitulado Novo IRA (New IRA) assumiu a responsabilidade e pediu desculpa pelo acidente, alegando que McKee foi baleada durante uma intervenção contra "as forças inimigas", forma como se refere à polícia, que efetuava uma rusga em busca de armas.

A polícia deteve dois adolescentes e uma mulher de 57 anos, mas libertou os três sem fazer acusações e continua a procurar uma figura de face coberta filmada a disparar uma pistola.

O novo IRA foi formado por dissidentes opostos ao processo de paz iniciado em 1998, que resultou na extinção do IRA e de outros grupos paramilitares responsáveis por centenas de mortes.

O conflito sectário da Irlanda do Norte entre republicanos (católicos) e unionistas (protestantes) durou cerca de três décadas e fez mais de 3.500 vítimas mortais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório