Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Polícia checa recomenda acusação de fraude a primeiro-ministro Babis

As autoridades recomendou hoje a formalização da acusação do primeiro-ministro, Andrej Babis, pelo seu alegado envolvimento num negócio fraudulento que envolve subsídios de União Europeia (UE).

Polícia checa recomenda acusação de fraude a primeiro-ministro Babis
Notícias ao Minuto

19:16 - 17/04/19 por Lusa

Mundo Investigação

O Gabinete de Ação Penal de Praga afirmou hoje que recebeu os resultados da investigação policial sobre o possível envolvimento de Andrej Babis na fraude de 2 milhões de euros de um programa europeu para pequenas e médias empresas.

"O inquérito terminou e o processo completo foi submetido ao procurador da República, juntamente com uma proposta de acusação", referiu o porta-voz das autoridades judiciais de Praga, Ales Cimbala, citado pela agência France-Presse.

De acordo com a mesma fonte, o procurador irá precisar de "várias semanas, talvez vários meses" para tomar uma decisão sobre o futuro de Babis, uma vez que o processo é muito extenso.

O caso envolve uma quinta que terá recebido subsídios da UE depois de ter sido transferida do grupo empresarial Agrofert, sob a tutela de Babis (que não poderia candidatar-se aos fundos em questão), para as mãos de familiares do primeiro-ministro.

O chefe de Governo e empresário agroindustrial Andrej Babis, proprietário do grupo empresarial Agrofert e um dos homens mais ricos do país da Europa central, está a ser investigado por ter alegadamente beneficiado de dois milhões de euros de um programa europeu para pequenas e médias empresas, uma quantia que já terá sido devolvida a Bruxelas após requerimento do Gabinete europeu antifraude (OLAF) da Comissão europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório