Anoiteceu na capital francesa e a catedral parisiense continua em chamas. O laranja das labaredas avistam-se mesmo a quilómetros da Île de la Cité ("ilha da cidade"). O Governo já assumiu que as autoridades não podem dar garantias de que o monumento conhecido em todo o mundo graças à obra-prima de Victor Hugo seja salvo.
Laurent Nuñez, secretário de Estado do Interior francês, falou aos jornalistas e referiu que "não é adquirida" a preservação do Notre-Dame. Apesar do combate musculado no qual estão concentrados 400 bombeiros e 18 usando mangueiras de água, a catedral poderá não resistir às chamas.
"Não temos certeza de poder deter a propagação no campanário norte. Se este colapsar, podem imaginar a extensão dos danos", disse ainda o general Jean-Claude Gallet, comandante da brigada dos bombeiros sapadores de Paris.
O incêndio na catedral de Notre-Dame de Paris começou cerca das 18h50 locais (17h50 em Portugal) e atingiu toda a estrutura do edifício, segundo o porta-voz do monumento, André Finot. Cerca de uma hora depois de ter começado o incêndio, o pináculo de Notre-Dame desmoronou-se.
As imagens captadas por um drone da autoridades francesas elucidam a dimensão do incêndio que consome a catedral histórica francesa.
Imagens aéreas de Notre-Dame © Twitter
A catedral de Notre-Dame foi edificada em 1163 e iniciou a função religiosa em 1182, embora os trabalhos de construção tenham prosseguido até 1345. Saliente-se ainda que foi adaptada a um conto da Disney.