"Porque têm tanto medo de Lula livre?", questiona o antigo presidente

Num artigo de opinião, Lula da Silva sublinha que o governo de Bolsonaro não quer libertá-lo por ter medo que o povo se organize em torno do projeto do PT para o país. Considera o atual presidente "incapaz" e diz que "envergonha" o Brasil.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
07/04/2019 15:25 ‧ 07/04/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Brasil

No dia em que cumpre um ano de prisão, foi publicado no Folha de São Paulo um artigo de opinião de Lula da Silva. O antigo presidente questiona os motivos pelo qual permanece preso. Intitulado “Porque têm tanto medo de Lula Livre?”, o artigo versa sobre a “farsa judicial” que culminou com a sua sentença e Lula também tece críticas a Jair Bolsonaro e a Sérgio Moro, o juiz que o condenou na sequência do caso Lava Jato e que é o atual ministro da Justiça.

“Posso dormir com a consciência tranquila de minha inocência. Duvido que tenham sono leve os que me condenaram numa farsa judicial”, escreve o antigo líder brasileiro.

“Hoje está claro que a minha condenação foi parte de um movimento político a partir da reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. Derrotada nas urnas pela quarta vez consecutiva, a oposição escolheu o caminho do golpe para voltar ao poder, retomando o vício autoritário das classes dominantes brasileiras. O golpe do impeachment sem crime de responsabilidade foi contra o modelo de desenvolvimento com inclusão social que o país vinha construindo desde 2003”, destaca Lula.

Recorda que foi “condenado em tempo recorde” por Sérgio Moro e argumenta que a sua condenação é considerada “absurda” por juristas brasileiros e de outros países. “Apontam a parcialidade de Sérgio Moro, confirmada na prática quando aceitou ser ministro da Justiça do presidente que ele ajudou a eleger com a minha condenação”.

O petista realça que o povo brasileiro já percebeu que foi “enganado” e questiona o motivo pelo qual ainda não foi libertado.

“Por que têm tanto medo de Lula livre, se já alcançaram o objetivo que era impedir a minha eleição, se não há nada que sustente essa prisão? Na verdade, o que eles temem é a organização do povo que se identifica com o nosso projeto de país. Temem ter de reconhecer as arbitrariedades que cometeram para eleger um presidente incapaz e que nos enche de vergonha. Eles sabem que minha libertação é parte importante da retomada da democracia no Brasil. Mas são incapazes de conviver com o processo democrático”, conclui Lula.

Este domingo, os apoiantes de Lula devem manifestar-se junto à cadeia de Curitiba, onde o ex-presidente está a cumprir uma pena de 12 anos de prisão por corrupção.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas