Christchurch: Senador que levou com ovo alvo de reprimenda por colegas

O senado australiano fez questão de realçar que não se revê nas palavras do independente de extrema-direita.

Notícia

© Reuters

Pedro Filipe Pina
03/04/2019 13:05 ‧ 03/04/2019 por Pedro Filipe Pina

Mundo

Fraser Anning

O deputado australiano Fraser Anning foi alvo de uma reprimenda no Senado da Austrália, que o deixou isolado. Anning é um senador até há pouco tempo conhecido apenas no seu país, mas isso mudou.

Após o massacre de Christchurch, no passado dia 15 de março, quando um supremacista branco australiano matou 50 pessoas e feriu outras dezenas num ataque a duas mesquitas neo-zelandesas, o senador ficou conhecido por ter sido alvo de um protesto que se tornou viral.

Enquanto se multiplicavam reações de condenação ao massacre e de luto pelas vítimas, Fraser Anning optou por culpar a comunidade alvo do ataque.

"A verdadeira causa da carnificina de hoje nas ruas da Nova Zelândia é o programa de imigração que permite que muçulmanos fanáticos migrem para a Nova Zelândia em primeiro lugar", afirmou na altura perante o crime de terrorismo de extrema-direita. 

A imagem de um adolescente a partir um ovo em sinal de protesto na cabeça do senador acabou por se tornar viral e correu o mundo.

E, esta quarta-feira, o senador independente de extrema-direita viu-se alvo de críticas pelos próprios colegas pelo seu discurso "feio e divisivo". A reprimenda realça que nem o Senado australiano nem o povo australiano se identificam com o discurso de Fraser Anning.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas