Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente do parlamento surpreende e ameaça vetar nova votação do Acordo

John Bercow deixa aviso a Theresa May: para votar acordo pela terceira vez, tem que ser alterado. Nova votação seria na próxima quarta-feira.

Presidente do parlamento surpreende e ameaça vetar nova votação do Acordo
Notícias ao Minuto

17:43 - 18/03/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo John Bercow

O presidente do parlamento britânico afirmou que irá vetar uma terceira votação ao Acordo de Saída negociado por Theresa May, se esta voltar à Câmara dos Comuns com o documento, a não ser que sejam feitas alterações que possibilitem uma nova versão “substancialmente” diferente das duas votadas anteriormente.

John Bercow, o icónico ‘speaker’ britânico, anunciou esta decisão através de comunicado enviado à imprensa, que foi recebido com alguma surpresa, por ser raro. Explicando que deputados de ambos os lados da Câmara levantaram questões sobre a repetida votação da mesma moção, Bercow cita o livro de regras do parlamento, que impede “votações repetidas”.

“Se o governo quiser apresentar uma nova proposta que não seja a mesma, ou a mesma em substância, que aquela que foi rejeitada pela Câmara a 12 de março, será completamente válido”, afirmou Bercow, citado pelo Guardian.

“O que o governo não pode legitimamente fazer é voltar a submeter à Câmara a mesma proposta – ou a mesma em substância – da semana passada, que foi chumbada por uma margem de 149 votos”, acrescentou.

O presidente da Câmara dos Comuns explicou, porém, que esta posição não deve ser vista como definitiva. “Quer simplesmente indicar o objetivo que o governo deve cumprir para que eu decidir que uma terceira votação pode ser legitimamente realizada”, indicou.

Ainda que já tenha sido chumbado duas vezes, a primeira-ministra britânica admitiu intenção de voltar a submeter o seu Acordo de Saída da União Europeia a votação pela terceira vez já esta quarta-feira, dia 20 de março. Se a votação do acordo for vetada - ou novamente chumbado caso vá a votação - terá que ser apresentada uma alternativa nas duas semanas que se seguem ao Conselho Europeu de 21 e 22 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório