Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

O 'herói' inadvertido do Brexit tem gravatas berrantes e palavra de ordem

"Order!". Com uma palavra apenas, no meio da incerteza do Brexit, John Bercow conquistou os europeus.

O 'herói' inadvertido do Brexit tem gravatas berrantes e palavra de ordem
Notícias ao Minuto

13:20 - 18/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo John Bercow

Foi uma semana a longa a que se viveu no Reino Unido esta semana. 

Houve votação sobre o acordo entre Reino Unido e a União Europeia relativo ao Brexit (com derrota histórica para Theresa May) e uma moção de censura falhada (vitória de Theresa May).

Nos diferentes momentos, os mais de 600 deputados britânicos que enchiam a sala onde os debates decorreram tiveram os olhos do mundo posto neles. Mas ninguém se destacou mais do que John Bercow, autêntico maestro de uma orquestra desafinada.

Com as suas gravatas cada uma mais psicadélica e berrante do que anterior, Bercow lançou gritos de ordem ("Order! Ordeeeeer!") que ecoaram muito para lá da Câmara dos Comuns.

Nas redes sociais, muitos ficaram a conhecer John Bercow. Atento, o prestigiado britânico The Guardian foi aos arquivos e preparou uma compilação de alguns dos melhores momentos de John Bercow na Câmara dos Comuns.

Assertivo, de linguagem cuidada e com o melhor humor britânico, a postura do moderador dos debates de deputados britânicos trouxe "algum alívio" de tensão ao processo de Brexit que tantas dúvidas tem gerado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório