Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Deputada republicana do Arizona sugere que vacinação é comunismo

Em causa está a vacina contra o sarampo.

Deputada republicana do Arizona sugere que vacinação é comunismo
Notícias ao Minuto

23:14 - 01/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Kelly Townsend

Kelly Townsend, uma deputada republicana do estado do Arizona, recorreu às redes sociais para deixar a sua opinião sobre vacinação, sugerindo que é comunismo.

No Facebook, Kelly Townsend deixou uma mensagem aos seus amigos e eleitores em que fala de vacinação como um ato de abdicar de liberdade, algo que não respeita valores da América mas que é, na verdade, comunismo.

"Caros amigos e povo do Arizona, parece que estamos preparados para desistir da nossa liberdade, da soberania do nosso corpo, por causa do sarampo. Li ontem [anteontem] que se não houver pessoas suficientes a vacinar-se, vamos forçá-las a fazê-lo. A ideia de forçar alguém a abdicar da sua liberdade a bem do coletivo não se baseia em valores americanos, mas em Comunismo", pode ler-se.

Na mesma publicação, Kelly Townsend alega ainda que é mãe de uma criança que terá adoecido por causa de vacinas, embora não especifique que problema de saúde em concreto ocorreu.

Porquê a vacinação?

Um relatório das Nações Unidas realçava esta semana o aumento dos surtos de sarampo em vários países à volta do mundo. Entre as razões apontadas para tal está a propagação de desinformação sobre a matéria.

Em Portugal, a Direção Geral de Saúde (DGS) elaborou um documento com respostas a 'Perguntas Frequentes' sobre vacinação.

Entre os pontos realçados, a DGS realça que "as vacinas salvam vidas: antes da introdução da vacinação de rotina das crianças as doenças infeciosas eram a principal causa de morte na infância, e eram também causa de muito sofrimento e de incapacidade permanente".

"Os surtos de doenças evitáveis pela vacinação são ainda uma séria ameaça para todos: atualmente, devido ao sucesso dos programas de vacinação, a maioria das pessoas desconhece a gravidade das doenças evitáveis pela vacinação, não se apercebendo da importância e dos ganhos conferidos pelas vacinas", destaca-se ainda.

A DGS realça ainda por que razão há benefícios quando a generalidade da população está vacinada contra uma doença como o sarampo: "As doenças podem ser controladas e eliminadas: com uma vacinação sustentada e em grande escala as doenças como o sarampo podem ser eliminadas da Europa, à semelhança do que ocorreu com a poliomielite e como já sucedeu com a varíola. Para que tal seja possível, é necessário que uma percentagem muito grande da população adira aos programas nacionais de vacinação", pode ler-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório