Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Desaparecida há 38 anos, maior abelha do mundo encontrada na Indonésia

Os biólogos descobriram o inseto dentro de um ninho de térmitas numa árvore.

Desaparecida há 38 anos, maior abelha do mundo encontrada na Indonésia
Notícias ao Minuto

15:20 - 21/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Redes Sociais

É tão grande como um polegar de adulto e quatro vezes maior que uma abelha comum, a abelha gigante de Wallace não passa facilmente despercebida. Mas depois de 38 anos sem ser avistada, os especialistas consideraram que teria ficado extinta, mas agora, a que é considerada a maior abelha do mundo, foi redescoberta nas ilhas a norte do arquipélago das Molucas na Indonésia.

Uma expedição de biólogos norte-americanos e australianos encontraram uma abelha gigante de Wallace fêmea a viver dentro de um ninho de térmitas numa árvore, a uma altura de mais de dois metros do chão. Uma abelha fêmea desta espécie pode medir até quatro centímetros de comprimento.

"Foi absolutamente indescritível ver este inseto qual 'bulldog voador' que nem tínhamos certeza que ainda existia", confessou Clay Bolt, um fotógrafo especialista que obteve as primeiras imagens da espécie viva, ao Guardian.

"Ver o quão bonita e grande a espécie é ao vivo, ouvir o som das suas asas gigantes a bater conforme passou ao pé da minha cabeça, foi incrível", disse.

A abelha gigante tornou-se conhecida pela ciência em 1858 quando o explorador Alfred Russel Wallace a descobriu na ilha tropical da Indonésia de Bacan. Depois disso, os cientistas só voltaram a ver uma igual, também nas ilhas indonésias, em 1981.

Apesar do tamanho, a abelha mantém-se recatada, não se sabendo praticamente nada sobre o ciclo de vida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório