Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Frio extremo a fechar escolas? "Estamos a ficar frouxos", diz governador

Matt Bevin é governador no estado do Kentucky, onde a esta hora as temperaturas registam 15 graus negativos (e ainda poderão descer).

Frio extremo a fechar escolas? "Estamos a ficar frouxos", diz governador
Notícias ao Minuto

12:36 - 30/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Kentucky

Os Estados Unidos estão a enfrentar uma vaga de frio extremo. Os especialistas apontam a presença de um 'vórtice polar', uma massa de ar oriunda do Pólo Norte, que traz consigo temperaturas negativas, havendo zonas do país que registam temperaturas a rondar os 50 graus negativos.

Os serviços postais norte-americanos estão a trabalhar sob restrições. O tráfego aéreo foi afetado. Vários agrupamentos escolares optaram por fechar portas. Pelo menos 12 mortes são atribuídas ao frio. O facto de haver milhares de sem-abrigo nas ruas é questão que tem gerado preocupação às autoridades.

O Estado do Kentucky regista neste momento 15 graus negativos. Falamos deste Estado em particular porque a é a opinião do governador local que está a causar polémica.

Em causa estão declarações de Matt Bevin, o governador republicano no estado do Kentucky, que tentará este ano ser reeleito.

Numa entrevista a um programa local de que o Washington Post dá conta, Matt Bevin partilhou uma opinião sobre as escolas estarem fechadas perante o 'frio de rachar' e a previsão de queda de neve.

"Agora encerramos escolas devido ao frio", queixou-se. "Estamos a ficar frouxos", acrescentou ainda, em referência aos Estados Unidos.

Bevin disse ainda que o preocupa "um pouco que na América - nesta e noutras frentes - estejamos a passar a mensagem aos jovens de que se a vida é dura podem enroscar-se em posição fetal num sítio quente e ficar à espera que as coisas deixem de ser difíceis". 

Não foram poucas as reações a criticar o governador, muitas delas online. Uma que se destacou é a de Jessica Dueñas, eleita professora do ano de 2019 precisamente no estado do Kentucky.

Num vídeo no Twitter, a docente lançou um desafio a Matt Bevin para esta quarta-feira: "Ficar na rua, 30 minutos, como se estivesse à espera de um autocarro, vestido com as roupas que muitos dos nossos alunos usam", roupas essas que, especificou "são bem menos eficazes" do que as roupas que o governador usará normalmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório