Venezuela reforça controlo fronteiriço antes das eleições legislativas

As Forças Armadas venezuelanas aumentaram os controlos fronteiriços antes das eleições legislativas e regionais marcadas para domingo, em resposta aos últimos atos de desestabilização denunciados pelo Governo.

Notícia

© MIGUEL GUTIERREZ/AFP via Getty Images

Lusa
23/05/2025 14:46 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Venezuela

O chefe do Comando Operacional Estratégico das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB), Domingo Hernández Lárez, indicou em comunicado que as medidas na fronteira já estão em vigor e vão manter-se até às 23h59 de segunda-feira, no horário local (04h59 em Lisboa).

 

Lárez anunciou também uma "proibição da venda e distribuição de bebidas alcoólicas em todo o país".

"Fica estabelecido um controlo rigoroso da circulação de pessoas através das fronteiras, incluindo por via terrestre, aérea e marítima, bem como da passagem de veículos (...) com o objetivo de salvaguardar a inviolabilidade das fronteiras e impedir atividades de indivíduos que possam representar ameaças à segurança da Venezuela", referiu a nota, divulgado na rede social Instagram.

Além disso, o direito de porte de armas foi suspenso para "garantir a paz e a ordem interna" no país. A população também não poderá realizar manifestações ou grandes reuniões em espaços públicos.

Estas medidas, anunciadas na semana passada, surgiram depois de o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter anunciado a detenção de 50 alegados mercenários estrangeiros acusados de planear "ataques violentos" em território venezuelano antes das eleições.

Os 21 milhões de eleitores inscritos -- de um total de mais de 31 milhões de habitantes da Venezuela - deverão eleger 285 membros da Assembleia Nacional e 24 governadores, autarcas e conselheiros municipais no domingo.

Mais de 400 mil polícias serão mobilizados para a votação, que decorrerá das 06h00 às 18h00, no horário local (das 11h00 às 23h00 em Lisboa), com resultados esperados para o final da noite.

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, garantiu também que a FANB vai garantir que as eleições regionais e legislativas decorram num ambiente de "total normalidade" e paz.

Leia Também: Associação critica participação de opositores nas eleições na Venezuela

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas