Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Tenho frio e tenho medo". Vaga de frio assusta sem-abrigo nos EUA

No 'Midwest' dos EUA está mais frio nesta altura do que em algumas partes da Antártida.

"Tenho frio e tenho medo". Vaga de frio assusta sem-abrigo nos EUA
Notícias ao Minuto

11:26 - 30/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Midwest

As cidades do 'Midwest' (região centro-norte) dos Estados Unidos enfrentam por estes dias uma vaga de frio polar. 

Os especialistas apontam a presença de um 'vórtice polar', uma massa de ar oriunda do Pólo Norte que se faz sentir na região, atingindo temperaturas impressionantes, a rondar os 50 graus negativos. Por aqueles lados, está mais frio nesta altura do que em algumas partes da Antártida.

O New York Times dá conta de uma das preocupações mais prementes de quem vive em cidades atingidas pelo frio extremo.

"Tenho frio e tenho medo", conta Tony Neeley, sem-abrigo em Chicago, que nos últimos dias tem tentado juntar dinheiro para poder pagar uma noite num motel, longe do frio.

Questionado sobre se não deveria procurar antes uma vaga num dos abrigos existentes na cidade, este homem conta ao jornal nova-iorquino que muitos sem-abrigo evitam estas infraestruturas "por causa de percevejos", do receio de assaltos e "porque não se consegue dormir de verdade nesses lugares. Mas os meus pés estão gelados e estas roupas são tudo o que tenho", desabafa.

Segundo uma organização local de apoio ao sem-abrigo (a Chicago Coalition for the Homeless ), há cerca de 80 mil pessoas a viver sem teto só em Chicago - a cidade que surge na fotografia que acompanha este texto.

Zonas onde muitas vezes se costumam concentrar sem-abrigo têm tido menos gente por estes dias.

O jornal nova-iorquino recorda que escolas e muitas empresas optaram por fechar portas temporariamente. Muitos fizeram compras de última hora para poderem enfrentar o frio que ali se sente por estes dias. Alguns estados do Midwest já declararam o estado de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório