Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Brexit "não está aberto para renegociação", diz Donald Tusk

O presidente do Conselho Europeu reagiu à votação no parlamento britânico. Saudou a intenção dos deputados de evitarem uma saída sem acordo e quer que os próximos passos de Londres sejam clarificados.

Brexit "não está aberto para renegociação", diz Donald Tusk
Notícias ao Minuto

21:41 - 29/01/19 por Fábio Nunes

Mundo União Europeia

Apesar de ter conseguido uma pequena vitória no parlamento britânico que apoiou o acordo que Theresa May apresentou na semana passada, o chamado plano B, com a condição da primeira-ministra encontrar alternativas em Bruxelas para o 'backtstop' irlandês, a resposta de Donald Tusk não demorou e pode ser vista como um balde de água fria às intenções de May. 

O presidente do Conselho Europeu alinhou no discurso que já tinha sido repetido várias vezes.

"Recebemos de bom grado e partilhamos a ambição do parlamento britânico de evitar o cenário de uma saída sem acordo. Continuamos a pedir ao governo britânico para clarificar as suas intenções relativamente aos seus próximos passos o mais brevemente possível. O acordo de saída (negociado com a União Europeia) é e continua a ser a melhor e a única forma de garantir uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia", sublinhou Tusk. 

"O 'backstop' faz parte do acordo de saída e o acordo de saída não está aberto para renegociação. As conclusões de dezembro do Conselho Europeu são muito claras neste ponto", acrescentou o responsável do bloco europeu. 

Apesar do parlamento britânico ter rejeitado esta terça-feira uma extensão do prazo para o Brexit, Tusk referiu que a União Europeia estaria disponível para avaliar um eventual pedido de prolongamento do prazo para a saída. 

Bruxelas vai "continuar as preparações para todos os desfechos, incluindo um cenário de saída sem acordo".

O 'backstop', o mecanismo de salvaguarda para a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, continua a ser a questão fundamental. Faltam dois meses para a data limite para um acordo para o Brexit.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório