Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Há sete mortos confirmados no Brasil. Há ainda centenas de desaparecidos

Uma rutura na barragem apanhou desprevenida a população local.

Há sete mortos confirmados no Brasil. Há ainda centenas de desaparecidos
Notícias ao Minuto

22:44 - 25/01/19 por Pedro Filipe Pina com Lusa

Mundo Barragem

A rutura de uma barragem em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, Brasil, provocou uma tragédia ambiental e humanitária de proporções ainda por avaliar.

Nesta fase, há sete mortos já confirmados na sequência da rutura da barragem. A informação foi confirmada pelo autarca da cidade, Avimar de Melo, em entrevista à GloboNews.

Há ainda cerca de 200 pessoas que estão dadas como desaparecidas na sequência da torrente de lama que afetou a região.

No local, dezenas de bombeiros, acompanhados por meios terrestres e aéreos, estão à procura de mais vítimas da rutura da barragem. É muito cedo para avançar um balanço final do número de vítimas. 

Seis municípios emitiram já um alerta para que a população se mantenha longe do leito do rio Paraopeba, o rio que atravessa parte do Estado de Minas Gerais. Teme-se a subida do nível das águas.

Há quase três anos, uma das barragens da empresa Samarco, controlada pelos acionistas Vale e BHP, rebentou na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, originando uma torrente de lama que destruiu fauna, flora e construções ao longo de 650 quilómetros. 19 pessoas morreram na altura. A tragédia voltou agora a repetir-se. Falta apurar o que terá estado na origem da rutura. E o impacto total da tragédia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório