Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Família e futebolistas apelam a que buscas por Emiliano Sala continuem

O avião com o jogador do Cardiff e um piloto a bordo desapareceu dos radares sem deixar rasto por cima do Canal da Mancha na passada segunda-feira. Na quinta-feira à tarde, as autoridades deram por terminadas as buscas.

Família e futebolistas apelam a que buscas por Emiliano Sala continuem
Notícias ao Minuto

09:18 - 25/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Aviação

Vários jogadores de futebol do antigo clube de Emiliano Sala, o Nantes, têm aumentado a pressão para que as autoridades de Guernsey retomem as buscas pelo jogador e pelo piloto que seguia com ele quando o avião desapareceu dos radares por cima do Canal da Mancha. O pedido para que as buscas continuem vem na sequência do apelo público da irmã de Emiliano Sala, Romina.

Segundo o Guardian, a jovem deverá viajar até às ilhas em redor do Canal da Mancha para pedir diretamente aos elementos da equipa de busca e resgate para que retomem os trabalhos depois de esta quinta-feira terem decidido dar tudo por terminado por considerarem que as hipóteses de sobrevivência dos dois homens, perante as condições, era "extremamente remota".

"Por favor não desistam de procurar o meu irmão. No meu coração sei que Emiliano é um lutador e que ainda está vivo. Por favor não parem", apelou Romina em Cardiff na quinta-feira. "A única coisa que quero é encontrar o meu irmão", acrescentou.

O Nantes, que tinha acabado de vender Sala ao Cardiff, fez questão de deixar também um apelo no Twitter. "O FC Nantes sabe que as buscas pelo avião desaparecido foram canceladas. Estas buscas não podem parar. O clube e os seus adeptos pedem que as buscas para encontrar Sala continuem, pela sua família e pelos mais próximos. Juntos por Emi!", escreveram.

Vários companheiros de equipa de Emiliano Sala recorreram também às redes sociais para deixar o mesmo pedido. O capitão da equipa, Valentim Rongier, escreveu: "As buscas não podem parar! Ajudem-nos a encorajar a polícia a continuar a procurar. Precisamos de toda a gente. Vamos lutar como o Emi faz sempre, por favor".

Sergio Agüero, do Manchester City, também juntou a sua voz aos pedidos e tweetou: "Não queremos desistir, queremos agarrar-nos à esperança... não desistam das buscas".

O departamento de investigação de acidentes aéreos britânico já confirmou que vai abrir uma investigação e avaliar todos os aspetos operacionais do voo. O piloto, Dave Ibbotson, de 59 anos, tinha uma licença de pilotagem privada e tinha sido submetido a exames médicos em novembro do ano passado. O avião estava registado nos Estados Unidos por isso estava sob regulamentação norte-americana que impede que os pilotos privados lucrem diretamente de transportar passageiros. A natureza do acordo entre Emiliano Sala e o piloto não é clara.

O capitão David Barker, encarregue pelas buscas admite saber que a família de Sala não está feliz com a decisão de cancelar as operações de busca, mas disse estar "absolutamente confiante" que não poderiam ter feito mais.

O Piper Malibu PA-46 monomotor deixou Nantes em direção a Cardiff na segunda-feira passada, depois de pedir à torre de controlo para iniciar a descida, acabou por desaparecer dos radares a uma altitude de 700 metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório