Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ergam-se as latas de espinafres para o 'brinde', Popeye faz 90 anos

O marinheiro mais famoso do mundo celebra esta quinta-feira 90 anos.

Notícias ao Minuto

12:32 - 17/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cartoon

O marinheiro mais famoso do mundo celebra esta quinta-feira 90 anos. De jeito rude, aspeto musculado e cachimbo ao canto da boca, Popeye apareceu pela primeira vez numa banda desenhada no New York Journal, a 17 de janeiro de 1929.

'Thimble Theatre' era uma tira de banda desenhada sobre a família de Olívia Palito e escrita por Elzie Crisler Segar há mais de uma década. Depois da aventura dessa primeira tira de Popeye, este desapareceu, mas a reação por parte dos leitores obrigou o cartoonista a trazê-lo de volta e passado poucos anos a renomear toda a história como o nome do marinheiro.

Segundo reza a história Popeye é inspirado em Frank 'Rocky' Fiegel, um marinheiro local de Illinóis que EC Segar conheceu enquanto criança e que tinha um queixo proeminente, um físico sinuoso, fumava cachimbo e era hábil com os punhos. Soa familiar?

Se tomarmos atenção, a popularidade de Popeye é quase uma incógnita, pois parecia não ter maneiras e qualquer educação, mas o que era certo é que por vezes solucionava os problemas mais complexos com a maior simplicidade. Além disso tinha o cachimbo mais útil e multifacetado que se conhece. Digno de canivete suíço. Servia de maçarico, motor, periscópio, instrumento musical e para produzir o seu apito característico 'toot-toot'.

Durante vários anos, formou um triângulo amoroso juntamente com Olívia Palito e o seu inimigo Brutus.

Na Europa, nos anos 30, chegou a ser banido em Itália por Mussolini, mas era tão popular que os italianos obrigaram o Il Duce a trazê-lo de volta. A tira de banda desenhada foi transformada em desenhos animados pela Paramount Pictures e mais tarde em 1960 acabou por ser transformada numa série. Em 1980 surge o primeiro filme, um musical que contou com Robin Williams para dar vida ao marinheiro.

EC Segar morreu em 1938 vítima de leucemia, mas o seu sucesso fez com que a banda desenhada continuasse assinada por vários autores.

Antecipando a celebração dos 90 anos do marinheiro, estreou no YouTube uma nova série de desenhos animados intitulada 'Popeye's Island Adventures' em que com 25 episódios e em consonância com os tempos que se vivem, Popeye utiliza um apito em vez do cachimbo e só come espinafres orgânicos plantados por si. Olívia é uma inventora independente que o ajuda nas suas aventuras.

Veja o primeiro episódio acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório