Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Primeira-ministra escocesa classifica chumbo como "derrota histórica"

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, classificou hoje a rejeição do acordo de 'Brexit' pelo parlamento britânico como uma "derrota histórica" e instou o Governo conservador do Reino Unido a realizar um novo referendo.

Primeira-ministra escocesa classifica chumbo como "derrota histórica"
Notícias ao Minuto

21:19 - 15/01/19 por Lusa

Mundo Brexit

"Uma derrota histórica para a primeira-ministra [Theresa May] e foi óbvio durante meses que se avizinhava. Perdeu-se bastante tempo", escreveu Nicola Sturgeon na rede social Twitter após o chumbo do texto do divórcio britânico da União Europeia (UE), por 432 votos contra e apenas 202 a favor -- a mais pesada derrota infligida a um governante britânico desde a década de 1920.

Sturgeon afirmou que este é o momento para "parar o relógio do artigo 50 [do Tratado de Lisboa] e voltar a pôr esta questão ao eleitorado", referindo-se à realização de uma segunda consulta popular sobre a permanência do Reino Unido no bloco comunitário.

A líder nacionalista escocesa reiterou que a Escócia apoiou a permanência na UE (62%), pelo que "não deve ser arrastada" para fora dela contra a sua vontade.

Os 35 deputados do Partido Nacionalista Escocês (SNP), que Sturgeon lidera, estiveram entre os deputados que hoje à noite votaram, na Câmara dos Comuns, contra o acordo negociado durante 17 meses entre May e Bruxelas.

Após ser conhecida a derrota do Governo conservador de Theresa May, o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, apresentou na câmara baixa do Parlamento uma moção de censura contra o executivo que será debatida e votada na quarta-feira e que, a ser aprovada, poderá desencadear a convocação de eleições legislativas antecipadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório