Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Mais 192 detidos na Turquia por suspeita de ligações a golpe de Estado

A tentativa de golpe de Estado a 15 de julho de 2016 continua a justificar detenções.

Mais 192 detidos na Turquia por suspeita de ligações a golpe de Estado
Notícias ao Minuto

08:55 - 15/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Hurriyet

As autoridades turcas detiveram mais 192 pessoas por supostas ligações à tentativa de golpe de Estado de 15 de julho de 2016.

A informação de que a Reuters dá conta foi avançada pelo jornal turco Hurriyet. Estas detenções juntam-se a outra centena de detenções levadas a cabo.

O regime de Erdogan acredita que o golpe de Estado falhado foi levado a cao pelo clérigo Fethullah Gulen, que vive há vários anos exilado na Pensilvânia, EUA.

Foi com o apoio das ruas que a política turca conseguiu travar a tentativa de golpe de Estado que envolveu vários militares.

As semanas seguintes ficaram marcadas por detenções em massa e pelo afastamento de milhares de pessoas dos mais diversos cargos, incluindo juízes, professores e membros das forças de segurança.

Embora há muito que o golpe tenha sido derrotado, às investigações prosseguiram, com a Turquia a levar a cabo operações regulares que têm aumentado o número de detidos. Os críticos de Erdogan falam de uma autêntica 'purga' levada a cabo tendo como argumento o golpe de Estado falhado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório