Os controladores de tráfego aéreo canadianos compraram, nos últimos dias, centenas de pizzas para os seus homólogos americanos, num mostra de apoio durante a paralisação parcial do governo dos Estados Unidos.
O responsável pela Associação Canadiana de Controlo de Tráfego Aéreo, Peter Duffey, indicou no domingo que a iniciativa teve início na semana passada, quando o centro de controlo aéreo de Edmonton, na província canadiana de Alberta, comprou tartes para os seus colegas americanos de Anchorage, no Alasca. Outros centros de controlo seguiram o exemplo e a ideia pegou.
“Quando fomos a ver, os nossos membros já estavam a comprar pizzas a torto e a direito para os colegas nos Estados Unidos. Neste momento, acreditamos que 36 centros receberam pizzas dos colegas do Canadá, mas o número continua a crescer”, indicou Duffey, citado pela AP.
What started as one gesture of #solidarity from YEG ACC controllers to those in ANC, is now a pizza wave with CATCA ACC and Tower members sending pizzas all over the US. Our CATCA members stand with our @NATCA brothers and sisters!
— CATCA (@CATCA5454) 13 de janeiro de 2019
A agência de informação recorda que cerca de 10 mil controladores de tráfego aéreo norte-americanos têm estado a trabalhar sem receber, por causa do ‘shutdown’ do Congresso, ou seja, a interrupção do funcionamento do governo federal, por bloqueio de financiamento, sendo afetados todos os serviços considerados não essenciais.
A paralisação, sublinhe-se, é já a mais longa da história, cumprindo 22 dias, afetando numerosas agências federais e deixando mais de 800 mil funcionários sem salários.
Este encerramento parcial acontece porque o Congresso se recusa a incluir no projeto de orçamento para o ano fiscal em curso o financiamento de 5,7 milhões de dólares (cerca de cinco mil milhões de euros) para a construção de um muro ao longo de toda a fronteira com o México.