Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Senado dos EUA aprova por unanimidade lei contra linchamentos

O Senado norte-americano aprovou na quarta-feira, por unanimidade, um projeto de lei contra o linchamento, após um século de tentativas frustradas para criminalizar aquele que se tornou um símbolo do passado racista no país.

Senado dos EUA aprova por unanimidade lei contra linchamentos
Notícias ao Minuto

06:32 - 20/12/18 por Lusa

Mundo Projeto de lei

O senador do estado de New Jersey, Cory Booker, descreveu a adoção da projeto de lei como um "momento significativo" para o Senado.

"Temos a oportunidade de reconhecer os erros da nossa história, de honrar a memória daqueles que foram brutalmente assassinados e de deixar um legado para que as gerações futuras possam saber que, após 200 tentativas num século (...) este Senado fez a coisa certa", disse Cory Booker, visto como possível candidato democrata para as eleições de 2020.

Se a legislação for aprovada por todo o Congresso, o linchamento será considerado pelos tribunais americanos como a "expressão suprema do racismo" após a Guerra Civil.

Será também descrito pelas autoridades como um "crime de ódio", uma categoria distinta de crimes em que as vítimas têm em comum o facto de terem sido visadas devido à sua pertença - real ou aparente - a um grupo racial ou religioso, ou devido à sua identidade sexual ou deficiência.

O texto, cujo escopo é amplamente simbólico, refere que 4.472 pessoas, na sua maioria negras, foram vítimas de linchamento entre 1882 e 1968.

De acordo com a senadora da Califórnia Kamala Harris, outra democrata que se pode opor a Donald Trump em 2020, a lei ajudará os norte-americanos a "contar a verdade sobre o passado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório