Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Greenpeace aposta em compromisso para ações contra alterações climáticas

A organização ecologista Greenpeace apostou hoje, véspera da cimeira do clima em Katowice (Polónia), num "forte compromisso" para acelerar as ações contra as alterações climáticas, alertando que só restam "12 anos para salvar o clima".

Greenpeace aposta em compromisso para ações contra alterações climáticas
Notícias ao Minuto

15:18 - 02/12/18 por Lusa

Mundo Ecologia

Num comunicado, o Greenpeace indicou que uma delegação internacional da organização ambiental estará presente na COP24, que se realiza na Polónia, para acompanhar esta importante reunião para a negociação das ações sobre o clima.

"Estamos a caminhar cada vez mais rápido para uma situação em que todas as pessoas sairão a perder menos se agirem agora. As pessoas já estão a sofrer os impactos da mudança climática. Essa é a dura realidade que os líderes devem enfrentar na COP24", observou o Greenpeace.

A organização ecologista advertiu que esta é a última geração de líderes que ainda tem tempo para agir, então, pede a implementação efetiva do Acordo de Paris para o clima.

"Somente através de uma mudança rápida e ousada podemos alterar o curso da história", disse o chefe da delegação do Greenpeace na COP24, Jens Mattias Clausen.

A COP deste ano acontece após os avisos "claros e urgentes" do Painel Intergovernamental de Especialistas sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

"No entanto, diante dessas terríveis advertências, lampejos de esperança são vislumbrados", referiu o comunicado.

Os líderes de 18 países europeus pediram a todos os países que revissem os seus planos nacionais de ação climática à luz das últimas descobertas científicas.

"Na COP24, os Governos devem agir e comprometer-se a alinhar os seus planos de ação climática para 2020 com o objetivo crucial de 1,5 graus acordado em Paris", disse a diretora-executiva do Greenpeace Internacional, Jennifer Morgan.

De acordo com a agenda da 24.ª Conferência da Partes (COP24) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), começaram hoje os primeiros encontros plenários, embora apenas na segunda-feira aconteça a cerimónia de abertura oficial do encontro mundial, que se prolonga até 14 de dezembro.

A conferência junta os representantes das partes da UNFCCC e é organizada pela Polónia pela terceira vez, juntando na fase final, entre 11 e 14 de dezembro, líderes de vários países.

Portugal estará representado oficialmente pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. Ambientalistas e especialistas em alterações climáticas portugueses participam também na COP24.

A propósito do início da COP24 realiza-se hoje em Bruxelas uma marcha pelo clima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório