Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Toxeus magnus: A aranha que alimenta filhotes como se fosse um mamífero

Aranha produz líquido que possui mais proteína do que o leite de vaca.

Toxeus magnus: A aranha que alimenta filhotes como se fosse um mamífero
Notícias ao Minuto

20:02 - 30/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um estudo de um grupo de cientistas chineses descobriu que existe uma aranha capaz de produzir leite para amamentar os seus filhotes e que este é bastante rico em proteína.

O pesquisador Zhanqi Chen, do Jardim Botânico Tropical de Xishuangbanna, e autor do estudo, revelou à BBC que a descoberta deu-se depois de se ter apercebido de que havia uma espécie de aranha cujos filhotes demoravam mais tempo a sair do ninho, ao contrário do que era normal.

Essa espécie em causa chama-se Toxeus magnus, e os cientistas partiram do princípio que teria a ver com o facto de a progenitora dispensar cuidados maternais diferentes.

Durante o seu estudo, os investigadores descobriram que os filhotes desta espécie só deixam o ninho à terceira semana de idade e que durante este período a mãe nunca foi vista a levar comida para o ninho.

O investigador percebeu depois que os filhotes cresciam consideravelmente depois de estarem aninhados no abdómen da mãe. "Era um comportamento muito semelhante ao da amamentação em mamíferos", afirma, revelando que foi aí que descobriram que esta alimentava-os com um líquido rico em proteína, muito semelhante ao leite.

De acordo com Chen, trata-se de uma substância muito parecida com leite e que contém quase quatro vezes a quantidade de proteína encontrada no leite de vaca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório