EUA fecham posto fronteiriço perto de Tijuana

Decisão tomada depois de centenas de migrantes tentarem atravessar a fronteira que separa o México dos Estados Unidos da América (EUA).

EUA fecham posto fronteiriço perto de Tijuana

© Reuters

Natacha Nunes Costa
25/11/2018 20:54 ‧ 25/11/2018 por Natacha Nunes Costa

Mundo

Migrantes

As autoridades norte-americanas encerraram, este domingo, um dos postos mais movimentados da fronteira entre os Estados Unidos (EUA) e o México, o de San Ysidro, que faz a ligação de Tijuana a San Diego, na Califórnia.

A decisão foi tomada depois de cerca de 500 pessoas, entre as quais estão muitas mulheres e crianças, terem tentado atravessar a fronteira, diz a CNN.

Já de acordo com o Mirror, a polícia norte-americana lançou sobre os migrantes gás lacrimógeneo. Há relatos de pais a fugirem com crianças "engasgadas", entre gritos de desespero e confusão.

"Não somos criminosos, somos trabalhadores internacionais", gritavam os migrantes.

Num vídeo partilhado nas redes sociais é possível ver centenas de pessoas a tentarem passar por uma cerca de arame farpado.

Estes migrantes seguiam numa caravana que, estava a ser vigiada, há algum tempo, pelas autoridades norte-americanas. As que pessoas que tentaram atravessar a fronteira fazem parte de um grupo com milhares de migrante de vários países da América Central que pretendem pedir asilo aos EUA.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas