Envio de tropas para a fronteira sul custa mais de 60 milhões aos EUA

O custo do envio de tropas norte-americanas para a fronteira com o México pode custar aos cofres do Estado mais de 60 milhões de euros, informou na terça-feira o Pentágono.

'Número dois' do Pentágono será secretário da Defesa de Obama

© Reuters

Lusa
21/11/2018 06:07 ‧ 21/11/2018 por Lusa

Mundo

Pentágono

"Com base na presença atual de 5.900 militares ativos, até 15 de dezembro de 2018, o custo estimado do destacamento, manutenção e envio de tropas é de aproximadamente 72 milhões de dólares (63,3 milhões de euros)", disse o porta-voz do Pentágono, Robert Manning.

Os militares sublinharam que o custo final dependerá, em qualquer caso, "do tamanho, da duração e do propósito" desta operação destinada a apoiar o Departamento de Segurança Nacional.

"Esta estimativa inclui apenas os membros e os materiais de apoio aprovados em 19 de novembro", referiu Manning.

As tropas encontram-se distribuídas entre os estados da Califórnia (cerca de 1.500), Arizona (cerca de 1.500) e Texas (cerca de 2.800), com a principal missão de fornecer apoio logístico ao Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras.

A operação batizada como "Patriota Fiel", ideia do Presidente norte-americano, Donald Trump, destina-se a deter as caravanas formadas por milhares de migrantes - na sua maioria hondurenhos, guatemaltecos e salvadorenhos - que tentam fugir à miséria e à violência nos países de origem.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas