Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Putin e Trump têm encontro "breve" em Paris durante o 11 de novembro

O Kremlin disse hoje que a Rússia e os Estados Unidos concordaram em não promover uma cimeira em Paris para evitar desviar as atenções das celebrações, no fim de semana, do 100º aniversário do fim da I Guerra Mundial.

Putin e Trump têm encontro "breve" em Paris durante o 11 de novembro
Notícias ao Minuto

17:25 - 07/11/18 por Lusa

Mundo Kremlin

Um conselheiro do Kremlin anunciou hoje que os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, vão encontrar-se "brevemente" e de forma informal dia 11 de novembro, à margem das celebrações do final da Primeira Guerra Mundial que decorrem em Paris.

"Ficou decidido que os dirigentes russo e norte-americano se vão encontrar brevemente em Paris. Falamos de um contacto informal e após o qual será confirmado que um encontro mais detalhado terá lugar em Buenos Aires" durante a cimeira do G20, declarou Iuri Ouchakov, citado pela agência noticiosa russa Ria-Novosti.

De acordo com Ouchakov, o breve encontro do próximo domingo deverá decorrer durante o almoço de trabalho organizado no palácio presidencial do Eliseu.

Na segunda-feira, Trump tinha indicado que "provavelmente não se encontraria" com o seu homólogo russo em Paris, ao considerar que "não seria o local adequado" para manter conversações.

Segundo o Kremlin, já está previsto um "prolongado" encontro Putin-Trump à margem da cimeira do G20 em Buenos Aires na Argentina, que decorrerá a 30 de novembro e 01 de dezembro.

"O encontro de Buenos Aires já está a ser preparado. Já existe um acordo com os americanos sobre a data e a hora, falta evidentemente concordarmos nos temas a abordar", indicou hoje Ouchakov.

Donald Trump e Vladimir Putin encontrarem-se em julho, na cidade de Helsínquia, para a sua primeira cimeira bilateral. Na sequência desta iniciativa, o Presidente norte-americano foi muito criticado no seu país por uma atitude demasiado conciliatória face ao vizinho do sul.

O primeiro encontro ocorreu em julho de 2017 à margem da cimeira do G20 em Hamburgo, Alemanha.

Mais de 60 chefes de Estado e de governo são esperados em Paris no domingo, para participar nas comemorações da Primeira guerra mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório