Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Ilha do Hawaii desapareceu depois da passagem de furacão

A tempestade Walaka atingiu o Hawaii no início do mês e provocou danos irreparáveis.

Ilha do Hawaii desapareceu depois da passagem de furacão
Notícias ao Minuto

13:05 - 25/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Os Estados Unidos perderam uma pequena parte do seu território depois do furacão Walaka ter passado pelo Hawaii e ter apagado do mapa uma das suas ilhas, a East Island, refere o The Guardian. A remota ilha ficava junto a um recife de coral e estava a ser estudada por cientistas, que confirmaram o desaparecimento deste pedaço de terra depois de analisarem imagens de satélite.

“Eu disse uma asneira. Não conseguia acreditar que tinha desaparecido”, afirma Chip Fletcher, professor de ciência na Universidade do Hawaii. Fletcher e os seus colegas estavam a desenvolver uma pesquisa na East Island a partir de vídeos filmados por drones e recolhendo amostras de areia e de corais para tentarem determinar quantos anos teria a ilha e perceber quais as suas perspetivas futuras face às alterações climáticas.

A ilha tinha provavelmente entre um a dois mil anos e só lá estivemos em julho, por isso termos perdido esta ilha agora é um azar”, frisa Chip Fletcher.

Este foi o vídeo captado pela equipa da Universidade do Hawaii da East Island no mês de julho.

A ilha não resistiu ao furacão Walaka que atingiu o Hawaii no início do mês. Apesar do seu tamanho, a East Island desempenhava um papel importante no que à vida selvagem diz respeito. Nomeadamente, para a foca-monge das Caraíbas, uma espécie que está em risco de extinção. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório